Socorro e Emergência

A nossa estrutura local possui um efectivo de 76 recursos humanos voluntários entre socorristas, tripulantes de ambulância, enfermeiros e médicos que permitem dar resposta à missão da emergência, com grande profissionalismo e proficiência, sempre em acordo com os sete princípios fundamentais da Cruz Vermelha Portuguesa: humanidade, imparcialidade, independência, neutralidade, voluntariado, unidade, universalidade.

Periodicamente efectuamos uma recruta que assegura o treino necessário a novos Voluntários e Colaboradores e as Equipas de Emergência da Cruz Vermelha são formadas e treinadas para   situações como:

  • emergência pré-hospitalar solicitada pelo INEM/CODU, em todos os tipos de casos, como doença súbita, acidente, agressão, parto, entre outros.
  • Transferência inter-hospitalar de doentes de alto risco;
  • Transporte de doentes não urgentes em situação vulnerável, mediante pedido da ARS e/ou protocolos estabelecidos (transportes programados para transferências hospitalares, transporte escolar para alunos com necessidades educativas especiais,consultas, hemodiálise e fisioterapia);
  • Transporte de cadáveres, a pedido do tribunal ou autoridade policial;
  • Transporte de emergência social, de casos encaminhados pelo Callcenter da Sede Nacional que inclui transporte de vitimas de violência doméstica;
  • Transporte e entrega de medicamentos a utentes com incapacidades;
  • CMOS – A Delegação de Setúbal em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, da Câmara Municipal de Setúbal, dispõe de colaboradores no Centro Municipal de Operações de Socorro;
  • Participação em intervenções educativas junto da população – acções de sensibilização em saúde e socorrismo, prevenção de riscos em situação de catástrofe.

Uma equipa de 12 colaboradores e de 76 voluntários assegura diariamente este serviço bem como apoio em socorrismo a eventos culturais e desportivos. Alguns destes serviços e apoios são realizados com a estreita colaboração da sua bolsa de voluntariado.

Se quer fazer parte da equipa de emergência como Voluntário(a), inscreva-se para o próximo recrutamento na Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa sita no Largo da Misericórdia, nº1 em Setúbal ou por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Powered by jms multisite for joomla