Apoio social

EMERGÊNCIA SOCIAL

Emergência social e as situações e privações que parte da nossa população enfrenta bem como a consciência e vontade de fazer algo para minimizar esse sofrimento, levou a  Delegação de Setúbal, ao longo da sua existência, a abraçar novos desafios, que vão desde a saúde, a educação, o desporto e o apoio social.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)

O envelhecimento da população surgiu quase sempre associado ao isolamento.

A Cruz Vermelha Portuguesa em geral e a Delegação de Setúbal em particular tem lutado para a dimuição do isolamento desta população, dispondo desde 1998 de um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) protocolado com o Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social para 35 idosos e/ou dependentes, maioritariamente residentes nas Freguesias de S.Sebastião, Sado e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

Este serviço pretende ser uma alternativa à institucionalização de pessoas que são na sua maioria idosos com incapacidades físicas e/ou mentais e que se encontrem em isolamento ou cujos familiares e/ou cuidadores não conseguem por si só fornecer uma assistência adequada, dispondo para tal de uma equipa de Ajudantes Domiciliárias, devidamente formadas nesta área de competências.

O apoio domiciliário representa uma mais-valia nos cuidados à pessoa idosa. Apoiamos 35 utentes que recebem apoio que vão da higiene pessoal à habitacional, ao tratamento de roupa e à entrega de refeições. Efectuamos também pequenas diligências como o acompanhamento a consultas médicas, realização de actividades de carácter lúdico e de convívio intergeracional aos idosos apoiados.

A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha faz ainda parte do Grupo EnvelheSeres, cujo objectivo é promover o o exercício de uma cidadania participativa e inclusiva através da dinamização de acções e iniciativas direccionadas para esta faixa etária: convívios temáticos, visitas culturais e passeios.

COZINHA + SOLIDÁRIA

Em Portugal, existem muitas pessoas a necessitar de apoio nas suas necessidades mais básicas nomeadamente no acesso à alimentação, à saúde e à educação, pelo que este movimento é fruto da tomada de consciência da situação vivida actualmente na  sociedade portuguesa.

Este é um projecto de promoção do combate à fome e má nutrição e consequente aumento de doenças associadas, resultante das dificuldades económicas actuais das famílias. Trata-se de um espaço social com refeições confeccionadas com produtos frescos e saudáveis prontas a levar a baixo custo, para famílias e/ou indivíduos carenciados,.

Realizamos workshops sobre saúde e alimentação, permitindo aos utilizadores do projecto criar a sua autonomia na criação e confecção de refeições saudáveis e económicas, dando lugar a outras famílias que necessitem do apoio e catering social. A Cruz Vermelha contou com o apoio da Missão Continente nesta iniciativa.

Para apoiar cada vez mais famílias, contamos com a generosa colaboração de outros  Mecenas que nos oferecem bens alimentares, roupa e calçado, artigos de casa, livros escolares, material escolar, jogos e brinquedos e que entregamos a pessoas individuais e a cerca de 50 famílias carenciadas.  

Diariamente apoiamos cerca de 30 famílias com bens alimentares que nos são fornecidos pelos supermercados Pingo Doce. Damos ainda apoio na procura de emprego e fazemos o encaminhamento para outras instituições sociais com outras respostas sociais.

Powered by jms multisite for joomla