Saúde

A Cruz Vermelha está envolvida no eixo da Saúde com o Programa Saúde no Bairro e faz parte do Conselho Local de Acção Social de Setúbal (CLASS) e Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social de Setúbal (NCLASS), no âmbito do Projecto “Nosso Bairro, Nossa Cidade” , uma intervenção integrada na área da saúde no Bairro da Belavista, com diversos parceiros.

Este projecto envolve os moradores dos Bairros da Belavista, Alameda das Palmeiras, Forte da Belavista, Quinta de Santo António e Manteigadas abrangendo um universo de cerca de 5.700 pessoas. Assenta no princípio de que todas as acções deverão ser protagonizadas pelos próprios, no sentido de promover a autonomia e responsabilidade. 

Colaboramos ainda com o ACES Arrábida na formação a cuidadores informais e nas acções de promoção da saúde com a população, articulando também com este organismo a gestão de ajudas como camas articuladas junto da população carenciada.

Campanha do Sol

Esta campanha, desenvolvida pela Área da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa em parceria com a Vichy, tem por objectivo alertar as crianças e os jovens portugueses para os riscos associados a uma exposição solar excessiva e sensibilizar a população para um comportamento ambientalmente correcto.

Assim, têm decorrido durante os meses de verão algumas acções de sensibilização na Praia da Figueirinha em ambiente escolar com a participação de Membros e Voluntários da Delegação. Através de jogos e brincadeiras, esta campanha procura encorajar as crianças e jovens a promoverem um ambiente mais seguro e a desenvolverem boas práticas face à exposição solar, utilizando os meios de protecção contra a radiação ultravioleta.

Conselhos de Saúde

Na newsletter que publicamos trimestralmente, existe uma rúbrica intitulada “Conselhos de Saúde”, na qual procuramos, de uma forma simples mas rigorosa, falar de temas que consideramos importantes: alimentação saudável, aconselhamento para deixar de fumar, cuidados a ter com o sol entre outros.

Participamos ainda em rastreios sobre alimentação e saúde junto da população.

Postos de Enfermagem

A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de 2 postos de Enfermagem, tendo o primeiro sido criado em 1915 e a primeira manifestação pública da Delegação, dando início à sua intervenção na cidade de Setúbal. Presta apoio de enfermagem todos os dias úteis no período da manhã, atendendo mais de 20 pessoas diariamente, bem no coração da cidade, no Largo da Misericórdia, 1.

Dando continuidade à vontade de alargar o apoio na área dos cuidados primários, candidatámo-nos ao Movimento Mais para Todos com o PROJECTO MAIS SAÚDE + PARA TODOS, promovido pelo Lidl Portugal e que contou com o envolvimento da SIC Esperança enquanto parceiro social.

Esta é uma iniciativa solidária de angariação e doação de fundos que apoia projectos de instituições portuguesas que diariamente ajudam as comunidades locais no terreno. Dada a larga experiência da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa na área da saúde, esta Delegação concorreu a este projecto para a criação de um Posto de Saúde e foi uma das felizes contempladas.

O novo Posto de Enfermagem, inaugurado em 2016, pretende dar resposta à população do bairro da Terroa que deixou de estar coberta no que concerne a cuidados primários devido à deslocalização do antigo Centro de Saúde.

Prestando cuidados de saúde primários a preços reduzidos como a medição de tensão arterial, avaliação da glicémia e colesterol, injeções e tratamentos de feridas bem como lavagens auriculares, este posto presta serviços a preços considerados sociais.

A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha realiza ainda ações rastreio e de sensibilização de promoção da saúde e socorrismo junto da população beneficiária, tendo o último rastreio sido uma acção concertada entre a Junta de Freguesia de S. Sebastião e a Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha.

O Posto de Enfermagem está aberto a toda a comunidade e funciona todas as 2ªs. feiras no período da manhã, entre as 9h e as 13 horas. 

Estamos no Largo Eduardo Maria Duarte, nº 3A, Bairro 2 de Abril em Setúbal.

Venha visitar-nos!  

Powered by jms multisite for joomla