• Cursos de Socorrismo

Voluntariado

O Voluntariado é um dos 7 Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, adotado na XX Conferência Internacional de 1965 e em recomendações da XXV Conferência Internacional de 1986.

O Voluntariado define-se com a atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário. O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência.

A Cruz Vermelha é uma Instituição humanitária de caracter voluntário, pelo que o Voluntariado constitui a sua essência. Neste contexto, a Instituição, ao promover o espírito do Voluntariado, convida as pessoas a fazerem a diferença, a serem parte da solução, a nível local e global, e também a mostrarem o poder da sua ação para tornarem o mundo melhor.

Em síntese, o Voluntariado na Cruz Vermelha é uma atividade que:

  • Tem por objetivo ajudar as pessoas vulneráveis ou as suas comunidades locais.
  • É motivada pela livre vontade da pessoa, e não pelo desejo de ganhos materiais, financeiros ou por uma pressão externa de tipo social, político ou económico.
  • É organizada pelos representantes reconhecidos de uma Sociedade Nacional.
  • Os voluntários trazem novas competências, novas ideias, boa energia, entusiasmo, disponibilidade e motivação ao trabalho local da Cruz Vermelha.

O Voluntariado encontra-se na base do funcionamento da Delegação de Sobreira que conta com 70 voluntários, 40 da área de socorro, 20 da juventude e 10 de apoio geral, que zelam pelo bom funcionamento da Delegação e fazem valer os princípios fundamentais da Cruz Vermelha, colaborando essencialmente no desenvolvimento de projetos junto da comunidade tendo como fundamento a partilha da responsabilidade e solidariedade social.

Powered by jms multisite for joomla